Essa é uma questão recorrente em grande parte das pessoas que estudam para provas de concursos e vestibulares concorridos.
Isso também acontece com você?
Pois é, se a sua resposta é afirmativa seja bem-vindo ao clube!
A maioria das pessoas tem essa nítida sensação de vazio quando acaba de estudar.
Parece que perdeu horas debruçado sobre os livros e no momento que deseja lembrar de tudo … vem o pânico … dá o tão temido “branco”!
Mas será que o nosso cérebro, tão perfeito para outras coisas, apenas para o estudo concentrado que precisamos tanto dele ele resolve ser falho?
É claro que não!
Essa resposta chega a ser é óbvia, muito embora eu acredite que alguns possam discordar de mim.
Quando estudava para o meu concurso eu também tinha essa sensação, e concordo, ela é horrível!
Depois de horas estudando determinada matéria eu tentava me lembrar tudo o que tinha acabado de ler e não conseguia, de fato era angustiante.
Mas me lembro também de ter lido um artigo de um pesquisador à época, que infelizmente não me recordo o nome, onde ele deu uma explicação para esse fenômeno que me ajudou muito.
Na hora que eu entendi o processo de aprendizado eu não me preocupei mais com isso. E se esse conhecimento fez diferença para mim pode fazer para você também.
O autor do artigo dizia que a nossa mente funciona de forma linear quando raciocinamos. Isto quer dizer que pensamos uma coisa, depois outra e assim sucessivamente. Um pensamento vai puxando o outro.
E quando em determinado momento, normalmente ao final de uma leitura ou estudo, queremos lembrar de “tudo” e ao mesmo tempo…. Aí dá pane!
Pois é claro que o cérebro não consegue te mostrar por exemplo, de uma vez só, o conteúdo de 20 páginas que você acabou de ler.
Mas fique tranquilo(a).
Quando você começar a puxar o fio da meada do assunto estudado, garanto que aos poucos você irá se lembrar da maioria das coisas que leu.
Pense nisso e faça o teste.
Depois que você entende que todo o conteúdo que estudou está lá guardadinho no seu cérebro, pode se tranquilizar e continuar estudando com afinco.
Conhecer o funcionamento da máquina mais perfeita que foi inventada – o seu cérebro – fará mágica na sua preparação.
Me apaixonei tanto pelas técnicas de estudo e estratégias para aprender mais em menos tempo, que aquele artigo foi o meu primeiro passo.
Estou realizando diversos sonhos por meio do estudo certo, e ajudando centenas de alunos e estudantes a também viverem o sonho da aprovação.
Te asseguro, é possível transformar para melhor a sua forma de aprender. E de verdade, curtir essa fase tão intensa de aulas, leituras, resumos, revisões…
Escute meu conselho: Acredite em você e persista nos estudos!
Seus equipamentos de fábrica – seu corpo, sua mente e sua garra – tem capacidade mais que suficiente para te levar muuuuito longe.
Estude e confie!